Essa semana o Instagram mudou a sua logo e o design do app como um todo.
Embora a nova logo tenha sido motivo de piada e uma série de memes na internet (veja aqui e aqui), houve uma intensa pesquisa e estudos feitos. A pesquisa para a mudança foi feita entre os funcionários que foram convidados para desenhar a logo do app “de cabeça”. Com isso, pegaram os principais elementos e então chegaram ao design atual. Segundo a chefe de comunicação do Instagram para a América Latina, Melissa Amorim disse para a Exame.com: “Nós mantivemos as duas características principais que descobrimos com nossas pesquisas. Elas são a lente e o arco-íris”.
Se por um lado, à primeira vista, ele pareceu meio amador e “cheguei” demais, por outro vemos que o app nada mais fez que se render à tendências de designs que vem sido usadas há alguns anos. A logo antiga seguia o esqueumorfismo que ia contra a corrente de design flat e minimalista usada hoje em dia.
O esqueumorfismo (skeumorfismo) é um princípio de design em que os objetos derivados retêm ornamentos e estruturas que eram necessárias apenas nos objetos originais. Por exemplo um app de agenda que imita a aparência de uma agenda tradicional feita de papel encadernado. Esse tipo de design foi muito usado nos primeiros iOS e começou a ser abandonado com o surgimento do iOS 7 em 2013, que passou a ser mais minimalista, seguindo a tendência flat.
Para acompanhar o novo design, toda a parte interna foi redesenhada e ficou muito melhor. O app passou a ser principalmente em preto e branco com poucos detalhes coloridos, como as menções, hashtags e o ícone de likes/curtidas. No mais a navegação está mais agradável dando ainda mais destaque às imagens, que são a alma do negócio.
Aqui você vê o video de lançamento do novo design: https://vimeo.com/166138104
E você? O que achou da mudança?